{PT} Nunca a Biologia foi tão inspiradora como no Darwin`s Café, um restaurante à beira rio, inserido na conceituada Fundação Champalimaud e que se orgulha com uma decoração muito original. A sua imponente sala, o detalhe do vermelho vibrante e as paredes bem decoradas relatam com muito estilo a teoria do Darwin, a evolução das espécies. A ideia de ter uma biblioteca como plano principal é simplesmente genial. A fusão dos desenhos com o ambiente e as frases espalhadas nas paredes levam cada visitante numa autêntica viagem científica mas também gastronómica.
A comida aqui é servida com muita dedicação, tendo em destaque a cozinha portuguesa. O polvo com esmagado de batata doce estava simplesmente delicioso e bem executado, o lombo de bacalhau também. Quanto as sobremesas, tudo estava impecavelmente bem apresentado, a presença de cor e flores foi sem dúvida o que mais me impressionou. A minha escolha (torta de tangerina com aveludado de framboesa) talvez não foi a mais acertada (as tortas não são a minha perdição, nunca foram), mas pude roubar pedacinhos dos outros pratos que estavam saborosos. Gostava que o staff fosse um pouco mais simpático, mais focado no cliente e não apenas no serviço. Entre reservas, pratos quentes e copos cheios há que manter um certo afecto pelo cliente e que inclui inevitavelmente uma recepção mais calorosa.
A esplanada do restaurante é sem duvida o bonus para quem vem aqui comer, peça o seu café cá fora e relaxe sobre a deslumbrante vista sobre o rio, o resto fica nas mãos da Biologia.