Go Cooking: Black Risotto with hazelnuts and dried tomato

Há um novo ingrediente que está a ter muito sucesso na nossa cozinha. Não podia deixar de falar neste alimento tão especial, o arroz preto. Antes de entrar em termos nutricionais, queria que espreitassem o quanto ele é bonito, qualquer prato simples ou mais requintado teria sempre um toque muito distinto. O arroz preto contém 20% mais proteína que a versão branca, é riquíssimo em fibras e antocianinas, poderosos antioxidantes. Sim, a sua cor para além de elegante é também sinal de muitos benefícios para saúde.

O seu sabor é bem diferente do que estamos habituados a cozinhar, um aroma marcante e rico, mas que vai amar à primeira garfada. E hoje no nosso go cooking, vamos aprender a cozinhar um risotto, preto claro, com avelãs e tomate seco. Fiquem conosco para seguir passo-a-passo desta receita deliciosa.

Black Risotto with hazelnuts and dried tomato (005b)

Ingredientes:

  • 180 g arroz preto
  • 1 cubo de caldo de legumes (caseiro)
  • 60g tomate seco
  • 3 colheres sopa avelãs torradas trituradas
  • 50g avelãs inteiras
  • 60 mL vinho branco
  • 1,5L água
  • Opcional: 2 col. sopa parmesão ralado

Preparação:

  1. Escolhe o tomate conservado em azeite e não seco em embalagens, pois o sabor é bem mais intenso. Escorra bem o excesso de azeite, pique grosseiramente o tomate seco e leve numa tacho ao lume. Quando começar a libertar o aroma, acrescente o arroz e em seguida o vinho.

Black Risotto with hazelnuts and dried tomato (001b)

Black Risotto with hazelnuts and dried tomato (002b)

2. Após a redução do líquido, acrescente 1 cubo de caldo de legumes (usei caseiro preparado com cenoura, cebola, alho francês e aipo) e água a ferver. Tape e deixe cozinhar em lume brando até o arroz ficar macio. Nota: em caso de necessidade vá acrescentado mais água.

3. Para mais sabor adicione 2-3 colheres de sopa de avelãs trituradas (previamente torradas). Misture bem e deixe apurar mais alguns minutos em lume reduzido.

Black Risotto with hazelnuts and dried tomato (003b)

Black Risotto with hazelnuts and dried tomato (004b)

4. No final acrescente o parmesão e as avelãs inteiras. O parmesão é opcional e no caso de dietas vegetarianos, pode usar mais avelã triturada como queijo no final. Vai ficar surpreendido o quão delicioso fica.

5. Sirva decorado com rebentos de soja, rebentos de cebola ou alfalfa. Bom apetite!

Black Risotto with hazelnuts and dried tomato (006b)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons