Go Cooking: Quinoa and Chicken Balls

A quinoa já faz parte da nossa dieta há muito tempo. Não conheço um outro ingrediente tão versátil como a quinoa. Vão ficar surpreendidos se vos disser que nós utilizamos quinoa em tudo: ao pequeno almoço, em saladas, nos snacks ao fim da tarde, ao jantar, sozinha ou como acompanhamento.

Os pratos mais elaborados são os meus preferidos, pois conseguimos transformar coisas tão familiares e simples em novos sabores. Foi o caso desta receita que fez sucesso imediato assim que decidi juntar nozes e frango à quinoa. O molho cremoso e salgado de coco confere um gosto exótico a esta receita. Como? Ora vejam!

Quinoa&Chicken Balls (05)

Ingredientes:

  • 300g carne picada aves
  • 120g quinoa branca
  • 2 mãos de nozes torradas e peladas
  • 4-5 metades tomate seco
  • 1 gema
  • Pão ralado (se necessário para dar consistência)
  • Sal, pimenta, oregãos, óleo de girassol.

Molho:

  • 1 cebola
  • 1 lata de leite de coco
  • 2 courgetes pequenas
  • Sal, Cebolinho fresco

Preparação:

  1. O primeiro passo consiste em cozer a quinoa (escolhi as saquetas easy cooking), em água e sal, durante 15min. Escorrer e reservar.
  2. Torre as nozes no forno ou numa frigideira. Deixe arrefecer alguns instantes e remova as peles para evitar o gosto amargo nas almôndegas. Triture as nozes numa picadora até obter quase uma farinha.
  3. Num recipiente junte a carne picada (pode substituir a carne por soja granulada, previamente hidratada, para uma versão totalmente vegan), a quinoa (arrefecida), as nozes trituradas, o tomate seco picado e a gema. Misture bem a composição até obter uma massa uniforme. Acrescente sal, pimenta e oregãos. Se a textura obtida não permite a formação de bolinhas firmes, acrescente um pouco de pão ralado para ajudar na consistência.

Quinoa&Chicken Balls (01)

4. Faça bolas com as mãos ou com a ajuda de 2 colheres.

Quinoa&Chicken Balls (02)

5. Antes de preparar o molho, vai ser necessário uma ligeira fritura das almôndegas. Aqueça óleo de girassol (ou óleo de coco) e frite ligeiramente as bolinhas. Use uma quantidade mínima de óleo para a fritura. Coloque papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Quinoa&Chicken Balls (03)

6. Avance com a preparação do molho. Num tacho leve ao lume um fio de azeite e uma cebola picada. Deixe ganhar cor e acrescente o leite de coco. Reduza o lume e adicione a courgette cortada aos cubos. Tempere e deixe apurar alguns minutos.

Quinoa&Chicken Balls (04)

7. Quando a courgette ficar com uma textura macia acrescente as almôndegas e deixe cozinhar ao lume brando durante 7-10min. Mexa delicadamente sem esmagar as almôndegas.

8. Sirva com arroz basmati ou arroz selvagem. Adoro as duas combinações.

Bom Apetite!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons