10 things to do and see in Munich (Bayern, Germany)

Porquê Munique? Não conhecia nada da cultura alemã e apesar de ser um país com um passado complicado, gosto de explorar o lado bom da vida e das coisas. Munique sempre me fascinou pela sua localização, pela cultura e boa comida em que tanto se fala. Como capital da Bavaria, a terra dos castelos de contos de fadas e das paisagens verdes, Munique é a cidade que surpreende, que seduz. É o destino perfeito para um fim de semana com os amigos.

1.Explore the city center – Marienplatz

O centro histórico de Munique é lindo e muito movimentado. Comece pelo mercado tradicional mesmo ao lado da Marienplatz, onde pode provar e comprar os saborosos produtos de charcutaria da região Bavaria. Depois vá em direcção a Marienplatz  e tire fotos a vontade ao Neues Rathaus, o monumento mais emblemático da principal praça da cidade. Desfrute de um agradável passeio nas ruas vizinhas em direcção a Catedral.

10 things to do in Munich (001)

10 things to do in Munich (002)

10 things to do in Munich (003)

2. Try a traditional “schmalznudel” at famous Cafe Frischhut

Primeira manhã na cidade? Nem pense tomar o pequeno almoço no hotel. Do outro lado do mercado encontra o famoso Café Frischhut, um local no coração da cidade que vendem com tradição apenas 4 receitas, dos quais os famosos schmalznudel, uma especialidade da casa feita com massa leveda ligeiramente adocicada e frita em óleo.  Há anos que preparam os pequenos bolinhos dourados mesmo a entrada do café num open cooking. No interior, o café tem uma decoração mais invernal, mas com um ar muito acolhedor. Pedimos os schmalznudel e também provamos um outro bolo recheado com ameixa, sabores tão simples mas tão familiares. Recheio de ameixa verdadeira!

10 things to do in Munich (004)

10 things to do in Munich (005)

3. Climb up 306 steps to the St.Peter Tower and enjoy the amazing view

Em frente ao Neues Rathaus fica situada a igreja Peterskirche ou S. Pedro. O que torna esta igreja uma atracção é a sua torre aberta ao público. Fique na fila e quando for a sua vez, vá subindo com calma, pois a torre é mesmo estreitinha tornando cada escada um desafio. Lá ao cimo a vista é de cortar a respiração. Acreditem, merece sem dúvida o esforço da subida. Com uma vista ampla de 360, é possível desfrutar da cidade de uma maneira totalmente original e inspiradora. Consegue alcançar a outra ponta da cidade apenas com um olhar. Incrível, não?

10 things to do in Munich (006)

10 things to do in Munich (007)

10 things to do in Munich (008)

4. Best Hangout Spot: Blue Spa Terrace Rooftop

Para momentos fancy super recomendo o rooftop Blue Spa Terrace do hotel Bayerischer Hof. Este bar-restaurante é classificado com um dos melhores locais da cidade para descontrair. Com uma carta de coktails e bom ambiente só precisa de boa companhia. Eu? Tinha tudo para desfrutar o meu momento e a vista. É verdade, já viu a vista deste terraço? Um luxo!

10 things to do in Munich (009)

10 things to do in Munich (010)

10 things to do in Munich (011)

10 things to do in Munich (012)

5. Visit Fraucnkicke Cathedral

Em Munique tudo é facilmente alcançado. As principais atracções ficam juntas umas as outras, o que facilita imenso a vida de um visitante. A zona da Catedral tem muitos cafés e restaurantes ao seu redor tornando tudo muito mais movimentado. É possível aqui também subir a torre da Catedral para mais uma vista panorâmica, mas este ano a torre está fechada para obras sem possibilidade de a visitar.

10 things to do in Munich (013)

10 things to do in Munich (015)

10 things to do in Munich (014)

6. Food with tradition

Os alemães sempre foram muito rústicos e generosos no estilo da comida a servir e assim continuam até hoje. A mãe de um amigo nosso é natural de Bavaria e Munique é uma cidade que ela conhece bem. Uma das opções sugeridas foi o Restaurante Augustiner com um ambiente coutryside e muito acolhedor. A comida? Muito consistente. Aqui à mesa bebe-se cerveja e não vinho e a dose normal começa no 0,5L. Tivemos o privilégio de ficar no jardim do restaurante, onde estava um grupo de senhores com porte tradicional a festejar algo, não chegamos a perceber o quê. O certo é que cantaram, beberam, riram e nós ali no meio deles a sentir a emoção da tradição bávara. Outra sugestão que guardamos para o jantar foi o restaurante Ratskeller, tradicional e com uma decoração muito interessante, vale a pena experimentar. Sem reserva nem apareça lá, o local é super lotado durante os fins de semana.

10 things to do in Munich (016)

10 things to do in Munich (017)

10 things to do in Munich (018)

7. Most inspiring place: Nymphenburg Palace and it beautiful garden

Reserve uma tarde para ir ao Palácio mais deslumbrante da cidade, o Nymphenburg Palace. Uma vez lá não deixe de visitar as principais casas da propriedade que são absolutamente belas, especialmente por dentro. Os seus jardins são enormes, agradáveis, bem cuidados e coloridos. Na compra dos bilhetes peça o mapa para poder encontrar as casas espalhadas pela propriedade. Não perca a Casa da Caça, o seu interior barroco com verde e dourado é o cenário perfeito para uma fotografia original.

10 things to do in Munich (019)

10 things to do in Munich (020)

10 things to do in Munich (021)

8. Don´t miss the traditional Pretzel and local fresh sausages

Sim, o pretzel e as tradicionais salsichas frescas assadas são 2 coisas que é obrigatório provar em Munique. Estão em todo o lado, baratíssimos mas sempre frescos e bem preparados. O pretzel não é a minha perdição, mas mesmo assim provei para poder cortar da lista das coisas a fazer.

10 things to do in Munich (022)

9. Something different: BMW Welt

Outra coisa que pode fazer parte da sua lista com actividades em Munique é visitar o Museu da BMW, pode parecer coisa de homem, mas acreditem, divertimo-nos imenso por lá. Para já o edifício é muito original com uma arquitectura futurista tanto por fora como no seu interior. Depois há os MINIs (cooper) nos quais podemos entrar e fingir que vamos dar uma volta ou retocar a maquilhagem. Na loja do museu há um pouco de tudo, desde as coisas mais bizarras até as mais engraçadas. Enjoy!

10 things to do in Munich (023)

10 things to do in Munich (024)

10. Brunch at Cotidiano Bakery Restaurant

Amo os brunches na cidade e sempre reservo pelo menos uma manhã nas nossas viagens para poder desfrutar calmamente de uma refeição chique, saudável e variada. Gosto dos locais que preparam o próprio pão, que tem menus originais e atendimento simpático. Escolhemos o Cotidiano, um local muito cozy e moderno. Às 10h  da manhã as portas do café estavam já com imensa gente por atender. À entrada, uma menina com sorriso contagiante oferecia flutes com Prosecco para animar a malta. Esperamos uns 20min e com um pouco de paciência conseguimos mesa. Ficamos todos de acordo, o local mereceu a visita! Se for prove o doce de alperce da casa, o pão escuro e as waffles belgas.

10 things to do in Munich (025)

10 things to do in Munich (026)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons