Go Cooking: French Galette with buckwheat

Quando o tempo é escasso e a fome já toma conta da nossa paciência, o melhor é apostar numa refeição simples e nutritiva. Com o verão a porta também apetece opções mais leves, frescas e vitaminadas. Afinal com tanta riqueza alimentar nesta estação abençoada, o difícil fica mesmo por escolher.

Para estes dias tenho uma receita que resulta sempre e aqui em casa todo o mundo fica feliz com a dança da frigideira. Pois é, os crepes salgados vieram para ficar na nossa ementa e a especialidade é muito apreciada pelo seu valor nutritivo também. Feitos com farinha de trigo sarraceno, ora sim, isentos de glúten, são os crepes que os franceses comem na versão salgada. Os recheios são um pouco daquilo que mais gostamos, o limite será mesmo a nossa imaginação. Ora vamos espreitar?

Galeta de trigo saranceno (01)

Ingredientes:

  • 1 copo de farinha de trigo sarranceno
  • 1 copo de bebida de soja
  • 1/2 copo de água
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • 1 col de sopa azeite

Preparação:

  1. A receita dos crepes salgados é muito simples e nada tem de complicado quando comparada com os nossos crepes doces. Comece por misturar os ingredientes secos como a farinha, o sal e num outro recipiente os ingredientes como a bebida de soja, o ovo, o azeite e a água.
  2. Com a ajuda de uma varra de arames ou até uma batedeira (na velocidade mínima) comece por adicionar os líquidos por cima da farinha. Misture tudo até formar uma massa lisa e uniforme.

Galeta de trigo saranceno (02)

Galeta de trigo saranceno (03)

3. A textura final da massa deve apresentar-se densa mas fluída. Deixe repousar a massa durante alguns minutos (aproxi. 15min).

4. Aqueça uma frigideira anti-aderente e comece por fazer os crepes. Deve usar uma concha de massa por cada galeta.

Galeta de trigo saranceno (04)

Os recheios para os crepes salgados podem variar consoante o gosto e as preferências. Para a sugestão de hoje usei: queijo chévre, rúcula, nozes, sementes de chia e azeite balsâmico com aroma de trufas.  Fica a sugestão para um almoço ou um jantar mais leve e fácil de preparar. Bom Apetite!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons