O nosso sonho parece que chegou ao fim e todos os caminhos terminam em Florença. Não podíamos ter escolhido melhor a despedida, o outro lado da Toscana, mais dinâmico e cosmopolita, contudo tão misterioso e de alma pura que faz você querer ficar… ficar para sempre. Aqui nasceu a arte durante o tempo Renascentista e a cidade possui inúmeros museus e galerias de arte conceituadas que valorizam muito a cultura da cidade. Falando da cidade, se existe um lugar que deve visitar em primeiro lugar em Florença é a Piazzale Michelangelo, é como uma varanda da cidade com uma vista espectacular sobre o rio e a cidade inteira. É magnifico!
Próxima paragem, o centro histórico da cidade e nada melhor que umas fotografias junto ao Duomo di Firenze (Catedral de Santa Maria del Fiore), a maior catedral alguma vez construída no mundo. O contraste interessante entre branco e verde escuro, as entradas majestosas e as gigantescas cúpulas parecem uma imagem recortada de um postal. Os cafés e o restaurantes que rodeiam o Duomo são tão amorosos, não resistimos em não tomar o nosso expresso macchiato do dia.
Mas a nossa visita apenas começou. Há poucos minutos da catedral encontra a Piazza della Signoria, que é praticamente uma galeria de arte ao ar livre. Esplêndida! Esculpturas, gravuras, colunas romanas, fontes de água, pequenos palácios, é parar o mundo e ficar a admirar, um a um, cada detalhe daquele lugar inspirador. Infelizmente parar o mundo é impossível, a cidade é super lotada de turistas e agitação. Não dá como tirar uma foto sem ter convidados com selfie sticks em cima da sua cabeça. Mas eles não tem culpa, há que ter paciência.
Já ansiosa por chegar a beira rio, por finalmente atravessar o emblemático Ponte Vecchio, o símbolo da Florença. E tanto mistério porquê? A ponte alberga, imaginem, alberga casinhas transformadas em lojas onde os italianos vendiam o seu ouro e peças preciosas. Hoje o comércio continua com numerosas lojas de joalharia e muita agitação. Impossível tirar uma foto lá, mas vale a pena a visita.
Mas claro que há coisas com as quais ficamos verdadeiramente satisfeitos, a comida! Não vá embora sem provar uns bons petiscos regionais e um cremoso gelato. Levamos o melhor connosco, um íman para frigorífico gravado com deliciosos momentos que passamos lá. Florença só me faz lembrar nós, o nosso amor e as nossas aventuras.