Go Cooking: Sweet potato and Coconut Scones

Brunch na cidade ou em casa, esta refeição ao fim de semana tem que ser especial e muito saborosa. Em casa gosto muito de preparar algo original para mimar a minha família e para impressiona-los escolho ingredientes mais perfumados e delicados. Os scones, versáteis e coloridos,  são os meus preferidos para as manhãs alegres, podemos prepara-los numa infinidade de cores e sabores.

Versão doce ou salgada, é uma questão de gostos, mas para um fim de semana de verão prefiro algo doce. Ao usar a batata doce, para além da cor vitaminada, o seu sabor adocicado permite reduzir muito a quantidade de açúcar utilizada. Coco fresco –  e  já estamos a imaginar uma praia idílica algures no Brasil.

Sweet potato and coconut scones (capa)

Ingredientes:

  • 200g puré de batata doce
  • 500g farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 1/3 copo de açúcar
  • 75g manteiga
  • 15g fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de coco fresco ralado

Preparação:

1. As instruções para preparar o puré de batata doce são as mesmas de um puré de batata normal. Descascar e cozer as batatas em água e pouco sal. Em seguida escorrer e triturar tudo com a varinha mágica. Pode preparar o puré no dia anterior e guardar no frigorífico durante 1 dia.

2. Num recipiente junte todos os ingredientes: a farinha, o fermento, o ovo, a manteiga derretida, o açúcar, o sal, o coco ralado e o puré preparado anteriormente. Misture bem e amasse até formar uma massa elástica e pegajosa. Já reparou na cor alegre que os seus scones vão ter?

Sweet potato and coconut scones (01)

Sweet potato and coconut scones (02)

3. Pré-aqueça o forno aos 180ºC. Disponha num tabuleiro de ir ao forno uma folha de papel vegetal. Com a ajuda de 2 colheres comece por formar pequenas bolinhas. Pode fazê-lo com as mãos se preferir. Polvilhe os bolinhos com coco ralado seco e leve ao forno durante 15min ou até ficarem firmes e ligeiramente douradinhos no topo.

Sweet potato and coconut scones (03)

4. Retire do forno e deixe arrefecer no próprio tabuleiro. Quando mornos, transfira para um prato de servir e Bom Apetite!

Sweet potato and coconut scones (04)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons