As torres banhadas de sol é o primeiro detalhe que se avista ao aproximar-se da cidade. A nossa última paragem antes de chegar a Florença, San Gimignano ou a Cidade das Torres, é o destino perfeito para quem quer mergulhar na época medieval pois a arquitectura da cidade e os seus edifícios bem preservados mostram como seria retornar 700 anos no tempo. As torres significam poder e prosperidade, pois em pleno desenvolvimento da cidade e intenso comércio, as famílias mais ricas erguiam torres, 74 existiram no total, mas hoje apenas 14 torres permaneceram.
A cidade é absolutamente linda, construída por um povo apaixonado, as suas ruas e praças fazem a sua visita uma delícia. Não são permitidos carros na cidade, por isso o passeio é tão relaxante com uma aula de yoga. Pequenos túneis, pontes decoradas com flores, ruas misteriosas e praças graciosas é o paraíso para qualquer fotógrafo. Admirar tal beleza só podia ser uma bênção e sinto-me honrada por ter estado numa lugar tão especial como San Gimignano.
Não perca as lojas e o comércio tradicional para comprar alguns produtos emblemáticos da região como as famosas trufas de Toscana, o vinho local, as massas, as conservas gourmet a base de trufas e variadas especiarias. San Gimignano é famosa pelas suas gelatarias artesanais, sendo que a Dondoli recebeu o prémio do melhor gelado do mundo. Fomos lá espreitar, não podíamos perder tal oportunidade. O gelado foi bom, mas não o melhor que eu comi na Itália. Tudo vale aqui, um expresso na esplanada, um almoço com massas frescas ou apenas um copo de vinho bem perfumado da região. Delicie-se!