As viagens são a minha principal inspiração na cozinha, mergulhando na cultura local e as suas tradições consegue-se extrair ideias e técnicas desconhecidas. No regresso da Toscana trouxe muitas ideias para as minhas receitas, enriquecidas sobretudo com cores e bons nutrientes. Experimentamos vários restaurantes e a protagonista de todos os menus foi a beringela. Os italianos tem imenso respeito por este legume e porque não haveriam de ter? Versátil e nutritiva, a beringela possui qualidades únicas e óptima textura para ser confeccionada na cozinha sob diversas formas.
Adoro comida perfumada, leve, equilibrada e foi por isso que criei esta receita dominada pela frescura dos ingredientes. Afinal é disso que se trata, escolhas simples e junção harmoniosa.
Ingredientes:
- 5 peitos de frango pequenos
- 1 cebola
- 1 dente alho
- 1 beringela
- 2 tomates
- 3 col. sopa polpa de tomate
- 1/4 copo vinho branco
- 50g queijo parmegianno
- 2 colheres de pão ralado
- manjericão fresco
- 2 colheres azeite
Preparação:
1.Lave bem todos os ingredientes. Pique a cebola, corte os tomates e a beringela em cubos médios. Dê preferências aos tomates maduros, pois são mais adocicados e saborosos.
2. Num tacho leve o azeite a aquecer e em seguida junte a cebola picada, assim que começar a ganhar ligeira coloração acrescente os tomates. Deixe cozinhar 2min em lume alto e depois junte o vinho. Tape e deixe apurar em lume médio.
3. Adicione a polpa de tomate, o alho picado, sal e os temperos preferidos. Acrescente água de acordo com a necessidade, mantendo o molho fluído. Por último junte a beringela e deixe cozinhar durante alguns minutos.
4. Ligue o forno aos 180ºC. Transfira os legumes preparados num recipiente de ir ao forno. Coloque por cima os peitos de frango já temperados com sal e oregãos.
5. Polvilhe a carne com parmegianno e pão ralado previamente misturados. Acrescente folhas de majericão e leve ao forno gratinar durante 30min.
Bom Apetite!