Tanta felicidade que trago da nossa recente viagem à Itália, mais precisamente da Toscana. Sim, a maravilhosa Toscana, o paraíso da paz e da serenidade. Há muitos anos que eu sonhava visitar a Toscana e finalmente o meu sonho tornou-se realidade. Toscana é comparada com o nosso Alentejo, tão bela e tão inspiradora, fui verdadeiramente feliz aqui. Planeamos o nosso percurso por várias cidades, começando em Montepulciano, depois – Pienza – Siena – San Gimignano e por último a magnífica – Firenze.
Montepulciano, situada numa das zonas mais privilegiadas de Toscana, a cidade do vinho é sem dúvida um destino a incluir na sua viagem. Bela, bela, belíssima! Construída numa colina de origem vulcânica, oferece uma visita repleta de edifícios renascentistas, igrejas exuberantes e ruas absolutamente irresistíveis para gravar no nosso álbum de memórias. Estacionamos o carro a entrada da cidade e fomos a pé explorar Montepulciano. Pergunte no posto turístico pelo mapa da cidade e vá ver tudo que for ao seu alcance. Tivemos sorte naquele dia, a cidade estava mergulhada na calma matinal, sem turistas nem muito movimento. Misturamo-nos com os locais e foi delicioso! Uma das coisas que pode aqui apreciar são as preciosas vistas sobre a paisagem tuscanense. A natureza foi generosa por estas terras, oferecendo tamanha beleza sem nada em troca. É impossível transmitir nas fotos aquilo que os olhos puderam testemunhar.
A comida aqui é deliciosa, oferecendo muitos produtos locais como prosciutto toscano, queijo pecorino, trufas, panforte, cantuccini, especiarias tradicionais, etc. A não perder o famoso Vino Nobile de Montepulciano, reconhecido no mundo inteiro e posso confirmar, é verdadeiramente delicioso e delicado. Fique numa esplanada e sinta a história sussurrada pelos murros da cidade, acredite…. não vai querer partir.