Go Cooking: Rocket Bundt Cake

Viram bem sim, bolo de rúcula caseirinho para as manhãs ainda frias desta primavera. Adoro experimentar novos sabores e combinações e foi por isso que decidi apresentar a rúcula num formato culinário diferente. Quem ama o sabor particular das suas folhas com certeza ficará curioso com esta receita tão original.

Confesso que estranhei o sabor, ainda estou a aprender a gostar desta combinação e se a rúcula doce não é a sua praia então retire o açúcar desta receita e faça um bolo salgado que poderá então combinar com uma omelete, abacate ou queijo fresco. Já viram a sua cor alegre? É como trazer a primavera à mesa!

Ingredientes:

  • 100g rúcula fresca
  • 1 copo de bebida de arroz
  • 2+1/3 copos de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 50mL óleo vegetal
  • 50g manteiga
  • 2/3 copo açúcar
  • açúcar baunilhado e 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá bicarbonato diluído com vinagre de maçã

Preparação:

1. O primeiro consiste em misturar os ingredientes secos como a farinha, o sal, a baunilha e metade do açúcar da receita. Peneirar a farinha é sempre algo a não esquecer pois assim o bolo fica mais fofo.

2. No liquidificar coloque a bebida de soja e a rúcula lavada. Pressione até triturar tudo e obter um líquido verde. Retire e misture com o óleo vegetal e a manteiga derretida.

3.  Em seguida adicione a mistura líquida no recipiente com os ingredientes secos. Com a ajuda de uma espátula de silicone ou varra de arames misture bem até obter uma massa mais consistente. Se achar demasiado espessa adicione um pouco de água morna até obter a textura ilustrada na imagem que se segue.

Rucula Bundt Cake (001)

Rucula Bundt Cake (002)

4. Num outro recipiente coloque os ovos e o restante açúcar e bata com a batedeira até obter um creme super fofo e esbranquiçado. E para finalizar adicione-os a massa anterior. Misture bem com a espátula até uniformizar a massa final. Não bata no recipiente para evitar a destruição das bolhas de ar no seu interior.

Rucula Bundt Cake (003)

5. Transfira tudo para uma forma que tem em casa, qualquer formato serve. Leve ao forno pré-aquecido aos 180ºC durante 20-25min ou até o teste do palito sair limpo. Desligue o forno sem retirar o bolo do seu interior. Deixe descansar durante uns 25min, após retire e coloque-o sobre uma grelha com ” a cabeça para baixo” para garantir que o seu volume permaneça até a última fatia.

Rucula Bundt Cake (004)

6. Como sugestão pode decorar o bolo com açúcar em pó e raspas de laranja ou limão. Sirva simples ou com doce de cerejas amargas. Fica delicioso nesta junção de sabores. Bom Apetite!

Rucula Bundt Cake (005)

Rucula Bundt Cake (006)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons