Go Cooking: Lemon&Raspberry Muffins

Quando a nossa casa cheira a baunilha, canela ou frutos significa que algo delicioso está a chegar. Esta é a vantagem de ter uma casa pequena, tudo que se prepara na cozinha perfuma cada canto da casa, despertando as curiosidades dos seus habitantes. Adoro cozinhar, a minha paixão e a minha terapia quando as ansiedades chegam. Mas também cozinho para os quem amo e quero mimar porque os seus  sorrisos satisfeitos são o carimbo de mérito das minhas receitas. Especialmente os doces são a alegria desta casa até porque todos nós precisamos de um pouco de doçura nas nossas vidas. Hoje preparei uma receita de muffins com limão e framboesas para combater um pouco as constipações que Outono por vezes traz. Assim hoje proponho um chá quente e uma fofura docemente perfumada com as pequenas e suculentas bagas.

Go Cooking_ Lemon&Raspeberry Muffins (06)

Ingredientes:

  • 2.5 copos de farinha de trigo
  • 15g fermento em pó
  • 1 copo de açúcar
  • raspa de 1/2 limão
  • 125g iogurte natural + 75mL leite meio gordo
  • 1 pitada de Sal
  • 1 ovo grande
  • ½ copo óleo de girassol
  • 1 copo Framboesas
  • Extracto de Baunilha
  • 50g Chocolate branco

Preparação:

1. Misture os ingredientes secos como farinha, fermento, açúcar, baunilha e sal. Recomendo peneirar tudo para deixar a massa mais fofa e leve. Entretanto disponha num tabuleiro de ir ao forno as formas de papel para os seus muffins. Não precisa untar nem polvilhar com nada pois os cestos de papel vai evitar o contacto da massa com o tabuleiro.

2. Num recipiente  junte o ovo e bata com a batedeira até formar uma espuma esbranquiçada. Lentamente e sempre a bater adicione o óleo vegetal ( em fio). Em seguida e desta vez sem bater adicione o iogurte e o leite e misture bem.

3. O passo seguinte será a mistura dos ingredientes secos com os húmidos. Para melhor homogeneizar tudo junte os líquidos gradualmente e sempre a mexer por cima dos ingredientes secos. Use as lâminas para a massa da sua batedeira para obter uma boa textura. A massa terá um aspecto brilhante, elástico e pegajoso. Sim, porque está é a textura correcta dos seus muffins!

Go Cooking_ Lemon&Raspeberry Muffins (01)

4. No final adicione a raspa de limão fina e mexa tudo para distribuir o aroma cítrico na massa preparada. Aproveite e pique o chocolate branco em pequenos pedaços para ter pronto na hora de montar os muffins.

Go Cooking_ Lemon&Raspeberry Muffins (04)

5. Deite 1 colher bem cheia de massa nas formas que preparou. Tente não encher até ao topo cada divisão pois a massa vai duplicar o seu volume no forno. Coloque pedacinhos de chocolate branco e framboesas no topo de cada bolinho. Faça uma ligeira pressão para incorporar os frutos.

Go Cooking_ Lemon&Raspeberry Muffins (02)

Go Cooking_ Lemon&Raspeberry Muffins (03)

6. Leve os bolinhos ao forno pré-aquecido aos 200ºC durante aproximadamente 17-20min. Importante: não deixe cozinhar demasiado tempo os bolinhos no forno para evitar que a sua textura fique seca. Retire do forno e deixe arrefecer sem tapar. Sirva mornos ou frescos com chá ou leite, mas sempre na companhia dos quem ama! Bom Apetite!

Go Cooking_ Lemon&Raspeberry Muffins (05)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons