Ontem senti-me inspirada e acabei na cozinha a fazer o que eu mais gosto: inventar e testar novos sabores. Lembro-me que nos dias de festa a minha mãe preparava um doce muito básico mas acertava sempre na combinação de sabores. Era um doce feito com ameixa desidratada ligeiramente fumada recheada com noz torrada e banhada em molho caramelizado que variava entre doce de leite, café ou cappuccino. Fui as minhas memórias de infância emprestar esta ideia amorosa e preparei um bolo delicioso, fofo, com pedaços, irresistível que não vai querer perder!
Ingredientes:
- 1 copo e meio de farinha de trigo
- ¾ copo açúcar
- 1 copo de óleo de canola
- 10g fermento em pó
- Baunilha
- 4 ovos
- Sal
- 1 col chá de gengibre fresco ralado
- 100 g ameixa seca
- 50g Noz Pecan
Cobertura:
- 250mL natas magras
- 2 col açúcar
- 10g maisena
- 2 col sopa preparado de Cappuccino (em pó)
Preparação:
1. Junte numa taça de inox os ovos, o açúcar, a baunilha e bata tudo até obter um creme fofo e esbranquiçado. Comece com uma velocidade média e vá aumentado de intensidade conforme o creme ganha mais consistência.
2. Usei óleo de canola porque tem um aroma mais discreto e também é um óleo mais saudável. Os óleos normalmente conferem mais humidade aos bolos do que a manteiga. Comece por introduzir aos fios o óleo batendo suavemente o creme com a batedeira.
3. Num outro recipiente misture a farinha, o sal e o fermento em pó. Comece por acrescentar farinha ao creme anterior, uma colher de cada vez. Com a ajuda de uma espátula consegue-se incorporar a farinha sem formar grumos.
4. Enquanto deixa descansar a massa, pique a noz pecan torrada, a ameixa desidratada e rale uma colher de chá de gengibre fresco. Acrescente todos estes ingredientes a massa preparada e transfira tudo para uma forma de ir ao forno. Leve o bolo ao forno pré-aquecido aos 180ºC. Deixe cozinhar durante 20min ou até passar no teste do palito.
5. Para a cobertura: junte num tacho pequeno as natas magras ( de soja ou lácteas) e leve ao lume médio. Deixe aquecer mas não ferver. Misture numa taça o açúcar, a maisena e o preparado de Cappuccino em pó. Adicione 2-3 colheres de nata quente aos ingredientes secos e misture para obter um creme liso. Acrescente este creme as natas quentes e misture bem. Deixe cozinhar em lume reduzido até engrossar. Quando atingir a textura pretendida remova do lume e deixe arrefecer.
6. Use um coador e passe o creme de capuccino para remover os grumos formados durante a cozedura. Aplique o topping de cappuccino no topo de bolo e leve ao frigorífico durante 2h.
Bom Apetite