Sumos DETOX – Sim ou Não?

[PT] Mudaram os tempos, mudamos os conceitos, mudamos a forma como fazemos as nossas refeições. No meio de tantas mudanças e voltas existem alimentos ou tendências que adquirem um comportamento viral nas redes sociais, pois somos bombardeamos diariamente com imagens de refeições light, sumos detox, alimentos funcionais, águas aromatizadas. O verde passou a ser o must-have alimentar e nós por cá continuamos sem perceber o que é, para o que serve e quem pode consumir.

detox

Em voga estão agora os sumos detox, aquelas bebidas coloridas que todo mundo anda a tomar. Para os mais cépticos e aqueles que querem saber mais informações relativamente as bebidas funcionais para desintoxicar o organismo aqui vai um breve resumo com dicas simples. A verdade é que os sumos detox são o melhor cocktail de substâncias benéficas para a nossa saúde com doses consideráveis de vitaminas, minerais e altamente hidratantes. Costumo dizer que quanto mais colorido for o sumo maior o seu beneficio. Feitos em casa e sempre com a melhor escolha de ingredientes frescos, estes sumos tem potencial anti-cancerígeno, anti-envelhecimento, fortalece o sistema imunitário, ajuda no emagrecimento, confere mais energia e mais resistência a diversas doenças.

As dúvidas persistem na hora de preparar estas bebidas coloridas e nutritivas. O objectivo não é preparar um sumo mas sim uma mistura equilibrada de frutas, vegetais e sementes. Trata-se de uma bebida que deve ser constituída por 60% legumes e 40% frutas com uma boa parte das fibras presentes. Controlar a quantidade de açúcar proveniente das frutas é importante para prevenir desequilíbrios sobre a insulina/glucose. Acrescente riqueza nutricional aos sumos detox com a ajuda de sementes variadas: girassol, abóbora, linhaça, chia ou sésamo.

detox como fazer

Sumos Detox, sim ou não? Claramente sim. No entanto é de mencionar que os sumos detox não podem substituir as suas refeições, mas sim completar um plano alimentar equilibrado. Também existem algumas contra-indicações no uso destes sumos como é o caso de patologias da tiróide, pessoas com diabetes, toma de anticoagulantes, doenças intestinais inflamatórias, doenças do foro oncológico. Aconselhe-se sempre com o seu nutricionista.

Se antes as frutas e os legumes não lhe despertavam a curiosidade, hoje pode consumi-los de uma forma totalmente saborosa e única. Lembre-se que para viver melhor precisa cuidar da sua saúde.

[RO] …

Nutricionista

Olga Donica

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons