Cárie dentária – Tudo uma questão alimentar

Bom Dia

A saúde dentária tem um impacto considerável na auto-estima do indivíduo, na capacidade de se alimentar, melhora a aparência, a expressão e a comunicação. Os dentes possibilitam o consumo de uma alimentação variada, preparando os alimentos para a digestão. A principal causa de perda dos dentes é a cárie dentária em que a dieta desempenha um papel fundamental.

carie dentaria

A saliva é uma das defesas naturais mais importantes contra esse processo. A saliva promove a remineralização, ou seja, é capaz de reconstituir o depósito mineral nas áreas porosas onde ocorreu a desmineralização do esmalte.

consumo de açúcar text

 

 

consumo de açúcar

dica 1

doces quando comer text

 

 

A hora do consumo dos açúcares também é importante. Recomenda-se ingerir doces imediatamente após a refeição pois o fluxo salivar é maior devido a estimulação por outros alimentos da refeição. Assim os ácidos formados na cavidades oral são neutralizados mais rapidamente.

alimentos acidos text

 

 

Os ácidos extrínsecos da dieta como: ácido cítrico, ácido fosfórico, ácido ascórbico, ácido málico, ácido tartárico ou ácidos carbónico encontrados nas frutas, sumos, refrigerantes e ainda, nalguns chás, vinhos secos e vinagre podem alterar  o pH da boca. O pH crítico do esmalte é de 5,5 e, portanto, qualquer bebida ou alimento com um pH mais baixo pode causar erosão dos dentes.

fruta - toda a fruta text

 

 

As frutas secas podem ser potencialmente cariogénicas. O  processo de secagem quebra a estrutura celular das  frutas, libertando os açúcares livres e  tendem a ter uma maior permanência na cavidade oral. A fruta fresca contudo apresenta baixa cariogenicidade e não afecta o equilíbrio bacteriano e o pH bucal.

fribras text

 

 

Os alimentos integrais têm propriedades protectoras contra a formação das cáries. Exigem mais mastigação e, assim, estimulam a secreção de saliva, aumentando a sua  capacidade tampão. Os alimentos de origem vegetal não refinados também contêm fosfatos e são portadores de um efeito protetor contra a desmineralização.

queijo text

 

queijo e carie

Os estudos sobre o pH da saliva demonstraram que consumir queijo  após um alimento açucarado anula a queda do pH que está associado à ingestão de açúcares. O queijo estimula a secreção da saliva e aumenta a concentração do cálcio na boca. A presença de cálcio influencia fortemente o equilíbrio da remineralização do esmalte.

chá em vez cafe

 

 

O chá preto contém na sua composição flúor, polifenóis e flavonóides.  O consumo de chá preto aumenta a concentração do flúor e reduz a cariogenicidade de uma dieta rica em açúcares.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons