Doença Celíaca – Como definir?
É uma doença inflamatória complexa na qual o intestino delgado apresenta um processo de inflamação e atrofia das vilosidades, desencadeados pela ingestão de glúten, uma proteína que se encontra no trigo, cevada e centeio. A alteração da mucosa intestinal vai originar a má-absorção de nutrientes importantes e o aparecimento de sintomas.
No intestino humano, o glúten proveniente da dieta entra em contacto com as enzimas digestivas que o fragmentam em pequenos peptídeos. Alguns peptídeos são resistentes à hidrólise e absorvidos intactos. Os peptídeos do glúten que são resistentes à digestão enzimática são transportados através do epitélio intestinal. Nos doentes celíacos estes peptídeos provocam uma forte resposta imunitária com início do processo inflamatório.
Filhos de pais celíacos têm um risco de desenvolver a doença 20 a 60 vezes maior do que para um indivíduo da população em geral.
O único tratamento eficaz na doença celíaca é a adesão rigorosa e permanente a uma dieta isenta de glúten. Os alimentos com glúten devem ser substituídos por outros sem glúten e não excluídos da dieta. O trigo, a cevada e o centeio devem ser totalmente evitados.