Doença Celíaca – Informar, educar e apoiar

Doença Celíaca – Como definir?

trigo

É uma doença inflamatória complexa na qual o intestino delgado apresenta um processo de inflamação e atrofia das vilosidades, desencadeados pela ingestão de glúten, uma proteína que se encontra no trigo, cevada e centeio. A alteração da mucosa intestinal vai originar a má-absorção de nutrientes importantes e o aparecimento de sintomas.

No intestino humano, o glúten proveniente da dieta entra em contacto com as enzimas digestivas que o frag­mentam em pequenos peptídeos. Alguns peptídeos são resistentes à hidrólise e absorvidos intactos. Os peptídeos do glúten que são resistentes à digestão enzimática são transportados através do epitélio intestinal. Nos doentes celíacos estes peptídeos provocam uma forte resposta imunitária com início do processo inflamatório.

contacto com o glúten

gluten e familia

 

Filhos de pais celíacos têm um risco de desenvolver a doença 20 a 60 vezes maior do que para um indivíduo da população em geral.

sintomas

O único tratamento eficaz na doença celíaca é a adesão rigorosa e permanente a uma dieta isenta de glúten. Os alimentos com glúten devem ser substituídos por outros sem glúten e não excluídos da dieta. O trigo, a cevada e o centeio devem ser totalmente evitados.

aveia nos celiacos

 

tratamento celíacos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons