Como ter um Natal Feliz e um Coração Saudável?

A preocupação com a mesa natalícia, com as entradas, as sobremesas e os bolinhos muitas das vezes determinam as pessoas a exagerar tanto na sua preparação como no seu consumo.

As receitas com elevado teor de gorduras e açúcar podem contribuir de forma significativa para o aumento dos níveis de colesterol e triglicéridos. Contudo há várias maneiras que pode adoptar para evitar que os excessos do Natal se revelem na sua balança e nas suas análises.

O colesterol provém de 2 fontes: o organismo e os alimentos ingeridos. No organismo, o colesterol é produzido pelo fígado. Alguns dos alimentos que consome fornecem quantidades adicionais de colesterol. Os indivíduos com dislipidemia (níveis séricos elevados de triglicéridos e/ou colesterol) devem ter cuidados redobrados na hora da refeição.

Cuidados Extra:

  • Remova a gordura visível das carnes e a pele das aves antes do preparo
  • Tempere as suas preparações com alho e ervas, uma vez que o alho diminui significativamente os níveis de colesterol LDL (mau colesterol)
  • Use o azeite como a gordura de eleição, pois contem ácidos gordos monoinsaturados vegetais benéficos para a saúde cardiovascular
  • Use molhos como vinagre balsâmico, molho pesto, iogurte natural, mostarda e sumo de limão para temperar os seus pratos.

Na hora da Ceia:

  • Inicie as principais refeições com sopa e salada para providenciar fibras, saciedade e vitaminas do complexo B (vitaminas importantes à saúde geral do coração)
  • Substitua os hidratos de carbono tradicionais como a massa, arroz ou batata pelas leguminosas (grão, feijão, ervilhas, lentilhas e favas), que apesar de serem fonte de amido são ricas em fibras e vitaminas que controlam a absorção de outros nutrientes.
  • Deve minimizar a ingestão de gorduras saturadas, evitando comidas processadas e com gorduras hidrogenadas como folhados, enchidos, queijos amanteigados, natas, biscoitos com manteiga.
  • Evite alimentos ricos em açúcar, com potencial para o aumento dos triglicéridos sanguíneos, como doces, alimentos em calda, refrigerantes, bebidas alcoólicas. Dê preferência a água, chá verde e vinho tinto rico em polifenóis – poderosos antioxidantes.

Um Feliz e Saudável Natal para todos os meus leitores!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons