Saúde Dentária – Preserve, Trate e Melhore!

placa bacteriana é uma película esbranquiçada que se forma sobre os dentes, sendo constituída por saliva, restos alimentares e bactérias. As bactérias da placa bacteriana alimentam-se de açúcares e ao degradarem estes produzem ácidos que vão dissolver e destruir os tecidos dentários.

Se a placa bacteriana não for removida de forma regular e eficaz, poderá solidificar e formar um depósito irregular, o tártaro. Para remover o tártaro são necessários procedimentos clínicos executados pelo Médico Dentista.

A cárie é uma doença infecciosa bacteriana crónica que conduz à destruição gradual do dente. Sendo o resultado da interação entre os produtos metabólicos dos microrganismos aderidos às superfícies dentárias e os componentes orgânicos do dente.

 

Manter uma boa Higiene Oral é um dos comportamentos mais importantes que pode ter pela saúde dos seus dentes e das suas gengivas!

A boa higiene oral é a condição essencial para manter um sorriso bonito e saudável durante toda a vida.

 

 

Escovar os dentes é essencial para a saúde. Previne o aparecimento da cárie dentária e das doenças periodontais (vulgarmente conhecidas como doenças das gengivas ou piorreia).

Uma escovagem correcta e eficaz deve demorar cerca de 2 a 3 minutos devendo ser realizada 3 vezes por dia seguindo o esquema seguinte:

 

 

Deve utilizar sempre escovas macias e com cabeças pequenas, que permitam um manuseamento mais fácil dentro da boca. As escovas elétricas são uma boa alternativa para quem tem menos destreza manual e para quem cuida da higiene oral de outras pessoas.

Deve complementar a escovagem sempre com o uso do fio dentário este deve ser utilizado sempre antes da escovagem e pelo menos uma vez.

Quanto à alimentação devem-se evitar os alimentos cariogénicos, que são os alimentos ricos em hidratos de carbono, como chocolates, doces, batatas fritas, refrigerantes entre muitos outros. Pelo contrário devem privilegiar-se os alimentos saudáveis como a fruta e os vegetais.

As soluções para bochecho oral são um bom complemento (e não um substituto) para uma boa prática da sua higiene oral diária. Podem ser utilizados para aplicar flúor, prevenindo a cárie ou ser destinados a outras situações. Com eles pode obter uma boca mais fresca e um hálito mais fresco!

Para a aplicação de selantes, que são como “capas” que protegem os dentes deve sempre recorrer ao Médico Dentista.

Deve visitar o seu Médico Dentista regularmente (de 6 em 6 meses) ou sempre que precisar.

 

 

 

 

Dra. Cristina Medalho

Licenciada em Medicina Dentária

Universidade de Lisboa

Pós-graduação em Dentisteria Operatória

Contacto: cris.medalho@gmail.com

2 thoughts on “Saúde Dentária – Preserve, Trate e Melhore!

  1. Eu sou daquelas pessoas que quando tem pesadelos que envolvem os dentes (geralmente a queda de dentes) fico stressada!! dou muita importância à higiene oral e preocupo-me com a saude dos meus dentes 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons