Gripe ou Constipação – o Dilema desta Estação

A constipação comum e a gripe são duas situações muito frequentes e que todos nós conhecemos bem. Incluem-se no grupo das infecções respiratórias agudas e afectam todos os escalões etários, sendo uma importante causa de abstinência no emprego, no caso dos adultos, e na escola, no caso das nossas crianças.

A constipação comum não tem um tratamento eficaz. Os utentes devem estar mais atentos ao consumo de medicamentos sem prescrição médica.

Por isso, apesar da sua enorme popularidade e importância na prevenção e cura de outras doenças, o ácido ascórbico (vitamina C) não tem um papel importante no tratamento da constipação.

 

 

Os medicamentos disponíveis são um grande auxílio no que diz respeito ao alívio dos sintomas mais exuberantes e devem ser, tanto quanto possível, reservados para esses casos.

Por estas razões, é recomendado o alívio dos sintomas ligeiros ou moderados com medidas mais gerais, como a hidratação oral, uso de soro salino para alívio da obstrução nasal e outros remédios e mezinhas caseiras, reservando-se o paracetamol para casos de febres mais altas.

Relativamente à gripe sazonal, ela é uma entidade distinguível da constipação comum pela sua distribuição epidémica durante o inverno e gravidade acrescida em certos grupos de risco que pode inclusivamente levar à morte em doentes mais fragilizados.

É também provocada por um vírus, mas os sintomas que este provoca são mais exuberantes e determinam uma maior incapacidade nos indivíduos doentes.

A maior parte das pessoas recuperam no espaço de uma semana sem tratamento dirigido, no entanto, como já referi, a gripe pode ser muito agressiva em doentes com factores de risco (crianças com menos de 2 anos, adultos com mais de 65 anos e doentes com doença cardíaca, pulmonar, hepática, hematológica ou metabólica – diabetes).

Ao contrário da constipação, existe tratamento específico e medidas profiláticas que devem ser tomadas em certos casos e perante conselho médico.

 

 

 

 

Ana Raquel Arruda

Estudante Medicina (5ªano)

Faculdade de  Ciências Médicas

UNL

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons