Bagels Integrais com queijo e papoila

Olá Caros Leitores!

Porque andamos há algum tempo sem novas receitas no blog, hoje tenho um “especial” para vocês, uma receita que vão adorar. Pela foto perceberam que estou a falar dos famosos bagels, os bolinhos da cidade de Nova Iorque.

Na realidade esta delicia vem da gastronomia judaica e caracteriza-se por uma massa tipo pão mas que antes de ir ao forno é fervida em água. A sua textura e consistência única é apreciada em todo mundo, simples ou com inúmeras coberturas. 

Ingredientes:

Massa:

  • 500g farinha com sementes
  • 280 mL água morna
  • 1 col de sopa de mel
  • 12g de fermento em pó
  • 20g de creme vegetal
  • 1 pitada de sal

Água caramelizada:

  • 3-4L água
  • 300g açúcar

Cobertura:

  • sementes de papoila
  • queijo ralado

Preparação:

1. Primeiro misturam-se os ingredientes secos como a farinha, o fermento e o sal. A farinha que usei já tinha na sua composição mistura de sementes como sésamo, girassol, linhaça e também leveduras, por isso não foi necessário usar o fermento em pó que vinha indicado na receita.

O incrível desta receita é que a massa leva uma quantidade mínima de gordura e açúcar, podendo ser uma óptima alternativa aos bolos de massa folhada, quebrada ou  com creme.

2. A seguir acrescenta-se o mel e a água. Pode colocar todos os ingredientes no robô de cozinha para amassar ou então fazê-lo manualmente. A massa deve apresentar uma consistência elástica.

3. Cubra com um pano o recipiente com a massa e deixe levedar durante aproximadamente 40min. O seu volume deve duplicar.

4. Numa superfície limpa polvilhe com farinha e forme pequenas bolas com a massa preparada. Para garantir uma massa fofa, deixe descansar as bolas formadas durante mais 30min, cobrindo-as com um pano.

5. E para preparar a nossa água caramelizada leva-se ao lume numa panela o açúcar. Quando este caramelizar adiciona-se a água a ferver.

6. Com a água caramelizada preparada podemos iniciar a fervura de cada bagel. Não esquecer que os bagels ainda vão ao forno cozer, assim ferva pouco cada bagel (apenas 1 minuto para cada lado).

7. Prepare a cobertura para os seus bolinhos. Pode usar vários sabores como sementes de papoila, sésamo, girassol, queijo ralado, flocos de aveia,  alho, ervas aromáticas, nozes/avelãs picadas, etc.

8. Pré-aqueça o forno a 200ºC e leve os bagels a cozer durante 15 min.

Prontos para ver como ficou? Então aqui vão acabadinhos de sair do forno!! Talvez exagerei no queijo 🙂

Fui espreitar no interior: rico, consistente e muito integral! Uma delícia!

Gostaram?

Sim? Então deixe a sua participação e favorite o post através do botão LIKE.

Bom apetite!

 

One thought on “Bagels Integrais com queijo e papoila

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons