Chá verde – a infusão mais apreciada do mundo

O chá é um arbusto de 10-15 cm ( Camellia sinensis) cultivado na Índia, China, Japão, Vietname  Indonésia e também na África. Existem vários tipos de chá de acordo com o modo de processamento a que são submetidas as folhas da planta.

Se as folhas não forem submetidas a fermentação obtém-se o chá verde e se as folhas sofrerem fermentação o resultado será o chá preto. No processo de fermentação ocorre a hidrólise enzimática dos complexos cafeína-taninos, sendo produzidos taninos e compostos fenólicos.

 

As infusões com chá preto apresentam maior quantidade de metilxantinas e menor quantidade de catequinas (compostos antioxidantes) – 3-10%, sendo que o chá verde tem uma quantidade considerável de catequinas (30-42%).

 

 

Destaca-se o elevado conteúdo em polifenóis, maioritariamente catequinas (substâncias antioxidantes), que conferem sabor adstringente e amargo ao chá. O principal componente activo do chá verde é o epigalo-catequina-galato, um poderoso antioxidante. Para além dos polifenóis, o chá contem: cafeína e teofilina.

A cafeína normalmente está presente em doses elevadas – 4% e denomina-se teína para destacar a sua origem botânica. Os minerais mais abundantes são o ferro, o alumínio, o manganês, o cobre e flúor.

titulo chá2

 

chá verde3

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons