Doce Caseiro de Frutos Vermelhos

Bom dia Lindas Cozinheiras e Cozinheiros!

Hoje trouxe um miminho para todos os meus leitores, doce caseriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinho de frutos vermelhos. Com certeza já perceberam que tenho uma paixão exclusiva pela cor vermelha, frutos, verniz, sapatos, batom, vestidos.

Os frutos vermelhos, nomeadamente morangos, mirtilos, arandos, framboesas, amoras, bagas de goji, frutos com elevado poder antioxidante, ricos em vitamina C, são uma óptima opção para reforçar o sistema imunitário e também melhoram a absorção do ferro no nosso intestino.

Então vamos descobrir como fazer um excelente doce de fruta?

Ingredientes:

  • 2kg de Frutos Vermelho (1kg morangos e 1 kg de mistura de frutos vermelhos congelados)
  • Sumo de limão
  • 800g Açúcar

Preparação:

1. Comece por lavar bem os frutos e remover as partes danificadas e outros resíduos existentes.

Importante a reter: todos os recipientes devem ser bem lavados para não contaminar o doce e depois mais tarde contribuir para a degradação por bactérias ou fungos.

2. Corte a fruta em pedaços grandes de modo a garantir que o doce terá pedaços de fruta e preserva todo sabor e aroma de fruta.

Faça alguns cálculos quanto a quantidade de açúcar adicionado. Seguramente já viram doces com 40%, 50%, 60% de fruta presente. Quanto maior a percentagem de fruta menor o teor de açúcar presente.

3. Numa panela grande leve ao lume médio a fruta com o açúcar. Espere até levantar fervura e em seguida baixe de imediato o lume no mínimo e deixe engrossar.

4. Normalmente o que costumo fazer é deixar ferver durante 10-15min e desligo, deixo repousar 10-15min e volto a ligar o lume. Repito o processo até obter a textura pretendida, assim evito destruir os nutrientes importantes da fruta.

5. Prepare recipientes pequenos e que permitam fechar adequadamente. Manipule rapidamente o doce e conserve no frigorífico.

Gosta daqueles pequenos-almoços em família, com mesa requintada e coisas saudáveis? Fica então aqui mais uma sugestão deliciosa para juntar à sua mesa da manhã do domingo.

Gosto de acompanhar o doce com scones de limão e papoila, veja o resultado final:

Um beijinho frutado e não se esqueça de partilhar o post no seu mural.

Até ao próximo post!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons