Bom dia Caros Leitores
Finalmente uma receita nova no blog 🙂 Porque estamos a voltar das férias, acabaram-se os grandes excessos alimentares e vamos entrar na rotina do trabalho e com isso iniciar os cuidados com a saúde e o controlo de peso. Assim aqui vai uma receita leve, fresca e reduzida em calorias. A salada de hoje poderá perfeitamente adaptar-se às dietas vegan, às dietas para a perda de peso e também para quem quer aprender a cozinhar/utilizar o tofu nos seus pratos.
Para quem não sabe, o tofu é um derivado de soja, rico em proteína vegetal de elevada digestibilidade, ou seja, é muito bem assimilada pelo organismo. Pode perfeitamente substituir a carne, sendo baixo em gordura e isento de colesterol.
Vamos ver a receita?
Ingredientes:
- Mistura de vários tipos de alface e rúcula
- 100g de Tomate cherry
- 100g de Cogumelos frescos
- 100g de Tofu
- 1 cenoura grande
- 1c. sopa de amêndoa laminada
- 2 c. sopa de molho de soja
- Um fio de azeite, sal e ervas aromáticas ao gosto.
Preparação:
1. Para começar vamos lavar bem os vegetais e cortá-los delicadamente.
2. Numa frigideira antiaderente, sem adição de qualquer tipo de gordura, vamos torrar o tofu. Quando começar a ficar dourado remova do lume.
3. Seguidamente, na mesma frigideira adicione um fio de azeite e leve a saltear no lume médio os legumes cortados. Guarde os tomates para os introduzir no fim, uma vez que são estruturas vegetais mais sensíveis e perdem com facilidade a sua firmeza e corpo.
4. Quando os legumes estiverem no ponto (relativamente cozinhados) adicione o molho de soja e o tomate cherry. Tape e deixe apurar durante alguns minutos.
5. Enquanto os legumes acabam de cozinhar prepare o prato e disponha o alface e a rúcula.
6. Desligue o lume e deixe reduzir um pouco a temperatura dos legumes antes de colocar por cima das folhas verdes.
7. No final polvilhe com amêndoa laminada e se gostar coloque ervas aromáticas para realçar ainda mais a salada.
Espero que tenham gostado da receita.
Caso tenha gostado faça Like no post e divulgue a receita. Se tiver sugestões de outras receitas vegetarianas partilhe com a Omnia by Olga e deixe nos comentários abaixo do post.
Bom apetite e até ao próximo post.
Bjs