Souflé de brócolos

Bom dia a todos os meus caros leitores!

Como é costume, todas as semanas temos um post com uma receita deliciosa para desfrutarem. Notei que em consulta, alguns dos meus pacientes referem que já não sabem o que comer, que toda a comida sabe ao mesmo, que a variedade de pratos não muda muito e que afinal comer saudável é uma tarefa difícil quando os nossos paladares estão viciados.

Tendo em conta as dificuldades dos meus pacientes, experimentei uma receita nova, sim experimentei, todas as receitas que eu publico no blog são reproduzidas cá em casa. Preciso degustar aquilo que recomendo aos meus leitores e também aos meus pacientes para ter uma noção do sabor, da textura, do valor calórico, do modo de confecção, isso tudo!

Hoje vamos aprender a cozinhar os legumes de uma forma diferente, com uma textura rica, sabor requintado e igualmente saudável. Fiz algumas substituições à receita original para reduzir as “malditas” calorias e o teor de gordura. Substitui a nata por leite e usei o requeijão em alternativa ao queijo emental.

Ingredientes:

  • 700g brócolos
  • 1 chávena de leite
  • 1 col. sopa de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 embalagem de requeijão magro (150g)
  • sal e pimenta
  • óleo em spray
Preparação
1. Primeiro lave bem os brócolos e leve a cozer durante alguns minutos numa panela com água e sal. Não tape os brócolos enquanto estão a cozer para não induzir o seu escurecimento. Lembre-se que quanto maior for a fragmentação dos legumes mais nutrientes importantes perdemos na água de cozedura.

2. Quando os talos estiverem macios pode retirar do lume, escorrer a água e triturar tudo com a varinha mágica até obter um creme homogéneo de textura densa.

3. Seguidamente, leve ao lume o leite e até levantar fervura dissolva a parte a farinha de trigo com 1-2 colheres de sopa de leite, desta forma vai evitar que se formem pequenos grumos. Quando o leite levantar fervura adicione a mistura da farinha e mexa continuadamente até engrossar o creme.

4. Separe as gemas das claras introduza-as no creme de brócolos juntamente com o leite e o requeijão. Tempere com sal e pimenta e volte a triturar  com a varinha mágica para misturar bem todos os ingredientes adicionados.

5. Num recipiente bata as claras em castelo com umas pedrinhas de sal e junte à mistura anterior, mexendo suavemente para incorporar as claras e não perder o volume.

6. Use um óleo em spray para untar as formas e distribua o creme até esgotar. Já sabe que 700g de brócolos permite obter 6 doses de souflé. Leve o souflé ao forno pré-aquecido (200ºC) durante 30-35min.

7. Sirva quente a acompanhar um peixe grelhado ou carne se preferir.

Gostaram da receita de hoje?

O souflé é uma forma de mudar um pouco a textura e a apresentação dos nossos pratos. Pode aproveitar a receita e substituir os brócolos por couve-flor, espinafres, ervilhas, beringela ou cogumelos.

Está receita constitui uma excelente fonte de cálcio, fibras, proteínas, vitaminas do complexos B e vários minerais.

Bom apetite e se gostou do post partilhe com os amigos ou clique no “gosto” e ajude este blog a crescer.

Beijinho

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons