Incontestavelmente o condimento mais espalhado pelo mundo, o alho é um ingrediente essencial na maioria das tradições culturais do mundo.
Conhecido pelas suas propriedades antibacterianas, antiparasitárias e antifúngicas, o alho é usado em diversos pratos e combinações.
A presença do aroma tão forte explica-se pelas modificações químicas que ocorrem nos bolbos como consequência do corte mecânico. Os bolbos de alho acumulam a aliina, o principal constituinte do alho.
Quando se esmaga o dente de alho, ocorre a libertação de uma enzima chamada Alinase que entra em contacto com a aliina e forma a Alicina, uma molécula de odor forte e muito instável. Ela transforma-se rapidamente em produtos sulfurosos com diversas funções.
Apesar de ser um alimento altamente tolerado pelos indivíduos, o consumo do alho está contra-indicado nas seguintes situações: úlceras gástricas, hipertiroidismo, hemorragias activas, pré e pós-operatório, tratamento com anticoagulantes (ex. varfarina) uma vez que pode aumentar o risco de hemorragias.
Todas as suas dúvidas pode coloca-las nos comentários abaixo do post.
Tenha um óptimo dia!
Até ao próximo post.