Alho – Superalimento

Incontestavelmente o condimento mais espalhado pelo mundo, o alho é um ingrediente essencial na maioria das tradições culturais do mundo.

Conhecido pelas suas propriedades antibacterianas, antiparasitárias e antifúngicas, o alho é usado em diversos pratos e combinações.

A presença do aroma tão forte explica-se pelas modificações químicas que ocorrem nos bolbos como consequência do corte mecânico. Os bolbos de alho acumulam a aliina, o principal constituinte do alho.

Quando se esmaga o dente de alho, ocorre a libertação de uma enzima chamada Alinase que entra em contacto com a aliina e forma a Alicina, uma molécula de odor forte e muito instável. Ela transforma-se rapidamente em produtos sulfurosos com diversas funções.

Vamos conhecer então os principais benefícios do uso de alho na confecção dos nossos pratos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar de ser um alimento altamente tolerado pelos indivíduos, o consumo do alho está contra-indicado nas seguintes situações: úlceras gástricas, hipertiroidismo, hemorragias activas, pré e pós-operatório, tratamento com anticoagulantes (ex. varfarina) uma vez que  pode aumentar o risco de hemorragias.

Todas as suas dúvidas pode coloca-las nos comentários abaixo do post.

Tenha um óptimo dia!

Até ao próximo post.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons