Panquecas com iogurte e mirtilos

Olá a todos!

A receita desta semana vem cheia de nutrientes e aromas delicados. Porque a alimentação é um acto de prazer e convivência, aproveite os momentos juntos da sua família e prepare um pequeno almoço ao estilo americano, mas com menos calórias. Tentei adaptar  e/ou substituir alguns ingredientes da receita para tornar o resultado final mais ligeiro:)

Veja algumas substituições que realizei: em vez das natas usei iogurte natural meio gordo, substitui o açúcar normal por açúcar light (mistura de açúcar normal e adoçante) e em vez de 4 colheres de manteiga optei por uma colher de óleo de amendoim (uma opção muito mais saudável).

Ingredientes:

  • 2 chávenas de farinha de trigo
  • 3 chávenas de iogurte natural
  • 2 ovos
  • 3 col. sopa de açúcar light
  • 2 col. chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 col. sopa de óleo de amendoim
  • 150 g de mirtilos frescos
  • baunilha
Preparação:
1. Misture primeiro os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o sal e o açúcar numa tigela. Não se esqueça de peneirar a farinha assim contribui para a incorporação do ar.
2. Seguidamente adicione o iogurte e misture muito bem para a massa ficar homogeneizada. A parte vamos separar as claras das gemas e bater em castelo, em recipientes diferentes. As claras em castelo vão conferir volume a massa, tornando as panquecas mais fofas.
3. Lave delicadamente os mirtilos e aqueça uma frigideira antiaderente para fazer as panquecas. O lume deve ser médio-intenso para permitir que a massa fique bem cozinhada, caso contrário o centro das panquecas poderá apresentar-se cru.
 
4. Usando um óleo em spray, aplique na superfície da frigideira aquecida e inicie a depositar com uma colher de sopa formas circulares com uma espessura média. Para preservar o valor nutricional, todas as vitaminas e o aroma delicado dos mirtilos aplique manualmente os frutos encima das panquecas antes de vira-las.
5. Repita o processo até esgotar a massa. Vamos ver o resultado final?
Podem servir as panquecas com fruta, iogurte ou “maple syrup”. Uma receita rica e muito adorada pelos pequeninos. Aproveite as manhãs do fim de semana para saborear com a sua família um pequeno almoço alegre e diferente, sem cometer grandes desastres calóricos.
Espero que gostem da sugestão desta semana, caso gostou não deixe de clicar no LIKE ou partilhar com os amigos.
Bom apetite e um dia feliz!
Beijinhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons