Scones com alperce

Bom dia caras leitoras

Hoje decidi postar um prato muito simples e rápido de executar, scones, que são bolinhos com alma inglesa, mais precisamente da região de Scotland. Podem acompanhar um pequeno-almoço  mais completo num domingo em família ou num lanche da tarde com as amigas.

Ingredientes:

  • 500g farinha
  • 200 mL leite
  • 60g vaqueiro (Tº ambiente)
  • 80g açúcar
  • 2 ovos
  • 4 c. chá fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 100g alperce seco
  • Baunilha (opcional)
  • Raspa de 1/2 limão

Preparação

Para começar, misturam-se uniformemente os ingredientes secos: farinha, sal, fermento, açúcar, casca de limão e a baunilha. Sempre que utilizar farinha na preparação dos pratos é importante peneirá-la, deste modo contribui para a incorporação de ar e a massa torna-se mais fofa.

O segundo passo é adição do leite, dos ovos, da vaqueiro e dos alperces picados grosseiramente. Convém que o leite esteja à temperatura ambiente tal como a margarina, visto que permite uma mistura mais fácil de todos os ingredientes.

Minhas queridas, o passo a seguir é fundamental, dado que o manuseamento da massa deve ser feito com paciência e ternura. É necessário sentir, tocar, manusear para perceber como e quando está pronta a nossa massa.

Importantíssimo, sempre que trabalhar a massa remova o verniz das suas unhas, não queremos alterar o nome da receita para “Scones de alperce e lascas de verniz”. Por experiência própria recomendo, sem anéis e sem verniz quando for amassar qualquer tipo de massa.

A textura da massa obtida deve ser elástica e com alguma viscosidade, para poder moldar os bolinhos.  Num tabuleiro de ir ao forno, vamos colocar bolas redondas com a massa já preparada de tamanho mais ou menos igual. Caso a massa seja muito pegajosa passe as mãos por água. Mantenha algum espaço entre cada bolinho, uma vez que no forno ganham bastante volume.

Levar ao forno pré-aquecido (200ºC) durante aproximadamente 10-15 min, dependendo se o seu forno tem ou não ventilação e se tem uma ou duas zonas de aquecimento.

Verifique de vez em quando com um palito a cozedura dos scones. Lembre-se, quanto mais tempo permanecer no forno mais sequinha torna-se a massa.

Vocês não têm ideia de como a cozinha cheira enquanto os bolinhos estão no forno, uma delícia. E aqui está o resultado final.

Pode acompanhar os scones com o seu doce favorito, com queijo creme magro ou com fruta. Escolha aquilo que lhe agradar mais. Espero sinceramente que goste tanto da receita quanto eu. Se gostou não se esqueça de clicar no “Like”, partilhar com os amigos ou deixar o seu comentário/sugestão.

Nota: as imagens usadas no post são da minha autoria.

Um beijinho e até ao próximo post!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

insert emoticons